sexta-feira, 12 de junho de 2009

Alerta: dia dos namorados


Você que está apaixonado e pensa em presentear seu amor com um belo presente, é bom ficar ligado em algumas recomendações do Procon - orgão responsável pela Proteção e Defesa do Consumidor. Como há um aumento considerável nas vendas de produtos e serviços tradicionais, como flores, chocolates, celulares, roupas, perfumes, restaurantes, motéis, hotéis, dentre outros, o Procon recomenda atenção redobrada por parte dos consumidores.
Um dos pontos principais é em relação à qualidade dos produtos, pois como se trata de um dia muito especial e feliz, muitas pessoas ficam um pouco desligadas, não tomando os devidos cuidados quanto à boa qualidade e às recomendações de certos produtos.
Outra alerta é quanto ao preço. É sempre bom comparar, pois a diferença de preço nesta data costuma ser grande, além de muitas lojas e serviços oferecerem bons descontos.

Outro ponto que merece um pouco mais de atenção, é estar atento quanto aos prazos de troca e suas devidas possibilidades, pois os produtos defeituosos possuem prazos pré- estabelecidos, sendo de 30 dias para produtos não- duravéis (flores, chocolates ) e de 90 dias para os produtos duráveis (perfumes, roupas,etc). Nesses casos, o consumidor poderá exigir que seus direitos sejam atendidos de acordo com o código do consumidor, previsto em lei.
O porquê do Dia dos Namorados

E para quem ainda não sabe por que hoje é dia dos namorados, confira agora:
Aqui no Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido às suas pregações a respeito da importância da união familiar que era combatida pela heresia da época, chamada Catarismo. O casamento - em queda na Idade Média - gerava filhos que a seita cátara condenava pois para esta o mundo era intrinsicamente mau já que, ao invés de ter sido criado por um Deus bom, teria sido criado por um Deus mau.

A data provavelmente surgiu no comércio paulista e depois foi assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.


Charles Diego
Foto ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário