quarta-feira, 27 de maio de 2009
André Simonetti, especialista em Intercâmbio, profere palestra em Teresina
O renomado palestrante André Simonetti, um dos maiores especialistas em intercâmbio do país, esteve em Teresina nesta quarta-feira (27) proferindo palestra para os interessados em conhecer mais sobre programas de intercâmbio. O evento aconteceu na Cultura Inglesa, localizada no Eurobusiness, e abordou assuntos como High School – colegial no exterior – e Intercâmbio Teen – programa de férias.
Esse último é indicado para adolescentes que desejam iniciar a experiência de viver no exterior, aprender um idioma e conhecer jovens de todo o mundo, vivenciando, assim, uma cultura diferente com muita diversão.
Sobre High School (Colegial no exterior)
Quando se fala em High School, as pessoas costumam remeter ao simples fato de estudar no exterior e não imaginam a imensidão de oportunidades que o programa carrega. Mais do que toda uma bagagem acadêmica que o High School trará, deve-se somar a isso a experiência cultural e humana que o jovem trará quando retornar ao país de origem.
O programa consiste na experiência de estudar fora durante um semestre ou um ano letivo do ensino médio e voltar com uma vasta vivência adquirida de um novo país. É recomendável para estudantes de 14 a 19 anos, nos meses de janeiro e julho/agosto. Os cursos podem ser validados no Brasil e, dessa forma, o intercambista não perde o ano letivo.
É muito válida a experiência de se realizar um High School, ainda mais quando o jovem aproveita tudo aquilo que o programa pode proporcionar. Ter uma nova família, estudar matérias regulares do currículo e ter a chance de escolher outras de acordo com o interesse, fazer novas amizades e conhecer novas culturas são apenas algumas das inúmeras experiências impagáveis que o programa poderá proporcionar.
Foto: Ana Carolina Lopes
Ana Carolina Lopes
Alerta Maximo no Norte do Piaui
Médicos irão parar suas atividades por 72 horas
Eles reivindicam o cumprimento de um acordo realizado em 2007, que prevê o parcelamento do reajuste salarial da categoria. Se o acordo for aceito o piso subirá para R$1.100. Caso as reivindicações não sejam atendidas a frente do governo do estado, a greve poderá ser deflagrada por tempo indeterminado.
Charles Diego
Policiais Civis e Agentes Penitenciários entrarão em greve por tempo indeterminado
A categoria é representada por 2 sindicatos, o Sinpoljuspi e o Sinpolpi, sendo que este já paralisou suas atividades. Estão sendo registradas ocorrências apenas de crimes considerados hediondos, como homicídio, assalto qualificado, estupro e outros. Já nas penitenciárias estão suspensas audiências e visitas aos presos
Charles Diego
Pro Jovem Urbano realiza Avaliação Diagnóstica Externa
No estado do Piauí, o Pro Jovem Urbano é executado pela Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (SETRE), por meio de gestão intersetorial e compartilhada, envolvendo também a Sasc, a Seduc e a Coordenadoria dos Direitos Humanos e da Juventude. O programa é uma iniciativa do Governo Federal, através da Secretaria Nacional da Juventude que atende, em todo o país, jovens de 18 a 29 anos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental.
Ana Carolina Lopes
Ação Global em Teresina
A Ação Global é uma iniciativa promovida através de uma parceria entre a Rede Globo e SESI (Serviço Social da Indústria). A expectativa é que esta edição do evento garanta 2,5 milhões de atendimentos para a população de todo o Brasil.
Ana Carolina Lopes
Polícia diz que é difícil combater prática de "racha" em Teresina
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, responsável pela via, o veículo Ford Fusion era conduzido por Carlos Alberto da Silva, que se evadiu do local, e vitimou fatalmente Michel de Araújo Miura, e lesionou gravemente Wesley Tosta Braga, ambos passageiros do mencionado veículo. O último, socorrido pela PRF, foi encaminhado ao Hospital de Urgências de Teresina (HUT).
Há dois anos, a Avenida Raul Lopes, no decorrer da noite, era usada para práticas de "rachas" e "cavalos- de- pau", o que atraía dezenas de “espectadores”. Segundo a polícia, essa prática teve uma diminuição nos últimos meses, entretanto, é muito difícil de ser fiscalizada, já que a maior aliada dos policiais é a denúncia.
Os rachas mudam muito de local, já que, com a ação da polícia, os participantes procuram outros pontos para as disputas. Quase sempre há a presença de álcool, mas alguns acontecem depois de festas, na volta para casa, o que pode ter acontecido no caso de domingo.
Além dos riscos de acidentes, as pessoas que forem pegas fazendo racha responderão criminalmente e terão a carteira de habilitação suspensa. “Nesse caso, o Carlos Alberto da Silva poderá ser responsabilizado por crime civil e responder por homicídio, fato que será apurado civil”.
André Luís
Bandidos sequestram ônibus coletivo na zona sul de Teresina
O motorista foi obrigado a desviar a rota da linha, seguindo no sentido do km7. Ao retornar, seguiu caminho para o 4° DP para registrar queixa. Ele disse que “foi uma viagem de terror”, pois os bandidos estavam nervosos e foram muito agressivos. Ainda conta que essa foi a segunda vez que foi assaltado durante seu turno de serviço. A primeira foi há sete anos, quando trabalhava na mesma empresa, na linha Rodoviária Circular I.
Três dos assaltantes já foram presos na Delegacia do Menor Infrator. Os outros quatro estão sendo procurado pela polícia.
André Luís
O Brasileiro paga muito e recebe pouco
Essa arrecadação é destinada à saúde, educação, segurança, transporte, saneamento básico, entre outros serviços. Mas, para suprir suas necessidades, o brasileiro tem que recorrer à instituições particulares, por exemplo, quando almeja uma educação de qualidade.
André Luís
Fazer greves se torna moda em Teresina
“Como se não bastassem os problemas que assolaram Teresina durante as enchentes, onde muitas pessoas ficaram desabrigadas, agora vem essas constantes greves que prejudicam toda a população. Primeiro foi à greve dos ônibus que fez da cidade um caos só, agora vem essas greves da policia, dos professores da rede pública, e dos médicos, e como sempre quem paga o maior prejuízo disso tudo é a população", comenta Christiane, moradora do bairro Bela Vista, Zona Sul de Teresina.
Rene Viana
terça-feira, 19 de maio de 2009
Enchentes provocam aumento de preços
E quem foi às compras, além de um produto mais caro, está levando para casa um produto de menor qualidade. Mas, a queixa não é só dos consumidores, os vendedores também estão reclamando, pois os produtos estão se estragando mais rapidamente, tendo estes um grande prejuízo financeiro.
André Luís
Mão Santa deixará o PMDB
Sua possível ida para o PSDB poderá não ser viável, pois, se o prefeito Sílvio Mendes (PSDB) for o candidato ao governo do Estado, precisará dos cargos majoritários para conquistas de alianças. E, sem disputar o governo com candidato próprio, o partido terá outros nomes, de tradição no ninho tucano, para indicar a candidatura de senador ou vice.
Se não houver janela aberta para o senador Mão Santa mudar de partido, a saída poderá ser a criação de uma nova legenda. Tais entendimentos para isso já começaram e envolvem 14 deputados federais em situação política semelhante à do senador piauiense.
André Luís
Greve dos ônibus em Teresina
Ana Carolina Lopes
Produção Científica no Brasil
A edição da semana passada da revista ISTOÉ trazia uma nota que passava informações sobre a produção científica brasileira. A inserção destacava que o Brasil ocupa o 13º lugar no ranking mundial no que diz respeito a pubicação de artigos em revistas científicas, ficando atrás de países como: EUA, Índia, China e Espanha. A nota destacou ainda que a produção científica brasileira cresceu 56% entre 2007 e 2008.
Mas nem tudo se traduz em progresso por causa da quantidade, pois a qualidade caiu muito. Esta última é medida pelo número de citações que um artigo recebe em outros estudos e, no Brasil, a matemática foi a única disciplina que se destacou, pois cada tese mereceu 1,28 citações.
Os EUA lideram o ranking: 340.638 artigos publicados, citados por outros na proporção de 24% em relação ao total de citações. O Brasil publicou 34.415 artigos. Seu índice de citação em pé de páginas é de 2%
Fonte:ISTOÉ
Rene Viana
Semana Cultural leva tratamento humanizado do câncer a pacientes oncológicos
Teve início na última segunda-feira (18) e estende-se até a próxima sexta-feira a Semana Cultural da Oncomédica, clínica que atua no acompanhamento e tratamento de pessoas com diagnóstico de câncer. O evento é aberto aos clientes e à comunidade em geral e irá oferecer uma série de cursos e palestras acerca de temas que interessam às pessoas com diagnóstico de câncer e seus familiares.
Na segunda-feira (18), aconteceu a abertura do III Bazar do Recriar, com a exposição e venda de peças artesanais criadas pelos próprios clientes da Oncomédica durante as reuniões do projeto Recriar, programa de terapia ocupacional da clínica. Em seguida, a terapeuta ocupacional Haberlandy Rego e a cliente Lílian Probo comandaram uma oficina criativa de decoupage em caixinhas de MDF. A decoupage é uma técnica de ornamentação em madeira que agrega valor ao produto. A atividade foi aberta para clientes e comunidade em geral.
No decorrer da semana, serão oferecidas ainda outras atividades informativas e recreativas para clientes da Oncomédica e interessados. Nesta terça-feira, foi o dia da dança do salão. Na quarta, a nutricionista Erlen Pimentel promove um curso de culinária, com destaque para receitas de saladas e outros pratos saudáveis que podem auxiliar no tratamento oncológico.
Já na quinta-feira, as clientes aprendem a utilizar lenços, chapéus e outros adereços para enfrentar a queda de cabelo e o período de quimioterapia sem perder a beleza. Na sexta-feira, acontece o encerramento da Semana Cultural, com um curso de maquiagem e um coquetel aberto para convidados.
As inscrições para participar da Semana Cultural da Oncomédica ainda podem ser realizadas através do telefone (86) 3216-1122. As vagas são limitadas. A maioria das atividades será realizada no prédio da clínica (Rua Paissandu, 1894, ao lado da Med Imagem).
Foto: ASCOM - Oncomédica
Ana Carolina Lopes
Para quem é fã de carteirinha da série Prision Break, que é exibida nos EUA pelo canal de televisão Fox e tem como tema principal a fuga de uma prisão,é bom saber que esta quarta temporada, que já esta sendo transmitida nos EUA, é a última e promete muitas novidades para os fãs. Há quem diga que o protagonista da série, o ator Wentworth Miller (Michael Scofied), irá morrer em uma cadeira elétrica, mesma situação que estava prestes a morrer o seu irmão, Lincoln Brows, no inicio da série. Será? Assistam! Para mais informações e download da série acessem:
http://tv.globo.com/ENT/Tv/Seriados/PrisonBreak/0,,6995,00.html
http://www.series-br.com/2009/prison-break/
Rene Viana
Proposta do TRT poderá ser aceita ainda hoje
O juiz intermediador das negociações foi Francisco Meton Marques, que ao analisar as propostas apresentadas por patrões e empregados, estabeleceu um reajuste de 8,05% dos salários e 5,83% no ticket alimentação e nenhum acréscimo ao plano de saúde. De acordo com representantes do Setut a proposta foi razoável. Herberte Miura, presidente do Setut acredita que a proposta seja aceita ainda hoje pelos empresários.
Até se entrar em acordo, será mantida a liminar que estabelece metade da frota em circulação, “no dia de ontem havia empresa com apenas dois ônibus em circulação, como a empresa Rodoviária Circular”,informação dada por um cobrador da empresa. Dezenas de alunos da Universidade Federal do Piauí passaram horas na parada e nenhum sinal dos ônibus, dessa forma, tiveram que casar outros meios para se deslocarem até suas casas.
Charles Diego
Salão do Livro Piauiense- SALIPI- Trará Várias Inovações
Entre as novidades previstas para esse ano, o Salão do Livro Piauiense prestará homenagem à escritora piauiense Alvina Gameiro, natural da cidade de Oeiras. O evento homenageará também os 100 anos da morte do poeta Euclides da Cunha, bem como os 50 anos da morte de Villa Lobos.
O evento contará com um espaço bastante amplo, outra novidade prevista para esse ano de 2009. Além do espaço do Centro de Convenções, serão utilizados também, o Teatro 4 de Setembro, O Clube dos Diários e a Praça Pedro II, dando uma maior amplitude ao Salão.
Charles Diego
Conseqüências da greve de ônibus em Teresina
A greve dos ônibus de Teresina está deixando o trânsito muito congestionado. Um dos motivos é que a Prefeitura está permitindo que veículos que não tem nenhuma condição de trafegar pelas ruas andem livremente. Transportes que normalmente servem para fazer excursões e que por motivos de má conservação estão a alguns anos parados estão, agora, servindo de ônibus coletivos para a população que se utiliza desses transportes no seu deslocamento.
Hoje logo cedo, por exemplo, na Avenida Miguel Rosa, aconteceu um acidente envolvendo um desses ônibus com um Fiat Siena, ocasionando um congestionamento de mais de um quilômetro.
Por outro lado, quem está se dando bem com essa greve são os taxistas e os moto- taxistas que estão vendo nessa paralisação um aumento significativo no dinheiro que entra no seu bolso diariamente. Um percurso que em dias normais é um preço, nessa paralisação dos ônibus se torna, às vezes, até o dobro do valor normalmente cobrado.
Enquanto empresários e motoristas ficam discutindo reajustes e a Prefeitura finge que está tentando solucionar o problema, a população que não tem nada a ver e que paga seus impostos em dias fica nas paradas de ônibus duas ou mais horas chegando às vezes até a desistir de esperar , perdendo um dia de trabalho, em alguns casos.
"Todo ano é essa mesma historia e a sociedade em geral sabe que o motivo de tal greve é só um pretexto para aumentar o preço das passagens. As autoridades deveriam estar combatendo esse tipo de abuso, mas como eles necessitam dos empresários para ganhar as eleições fingem estar tomando as soluções necessárias para acabar com a greve", relata um usuário de transporte coletivo inconformado com a situação
Rene Viana
Veja o que foi noticia ontem no aprendizes.com
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Greve dos ônibus poderá ser deflagrada
A categoria visa um reajuste de 18% no vencimento, além de R$ 465,00 de tíquetes, redução da jornada de trabalho de 7,2 horas para 6 horas e o pagamento do plano de saúde pelos empresários. As empresas ofereceram reajuste de apenas 2,5% para tíquetes e salário, o que deixou a categoria insatisfeita. Dessa forma a greve será deflagrada na segunda-feira, caso não ocorra uma nova proposta por parte dos empresários.
O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários- Sintetro- informa ainda que deverá permanecer em circulação apenas 30% da frota de ônibus da capital, caso a paralisação se confirme.
Charles Diego
terça-feira, 12 de maio de 2009
Audiência na câmara dos vereadores discute soluções para o problema das enchentes
Preidente do CREA-José Araujo
Gerente regional da CHEF-Airton Feitosa
Vereadora-Rosário Bezerra
Fotos e Vídeo: Rene Viana
A audiência pública realizada ontem(11) na Câmara Municipal de Teresina contou com a presença de algumas autoridades como: o presidente do IBAMA, Romildo Mafra; o gerente regional da Chesf, Airton Feitosa; o Diretor do centro tecnológico da UFPI, Pedro Wellington, o presidente do CREA, José Araujo; a presidente do FAMCC, Zefinha; a secretaria do SEMTCAS, Graça Amorim; além de membros de associações de moradores que estão com suas comunidades alagadas e de alguns vereadores.
A audiência teve como objetivo levantar soluções para os problemas que a população teresinense tem passado devido às enchentes. Tais soluções irão funcionar como medidas preventivas para que nos próximos anos não aconteça a mesma calamidade que esta aconteceu neste ano na cidade.
A vereadora Rosário Bezerra (PT-PI), mentora da audiência, relatou que se muitas medidas - que constam na lei 3.558 e que estão descritas no plano diretor, agenda 2015, de Teresina (veja nesse link mais esclarecimentos sobre o plano diretor) - já tivessem sido colocadas em prática, a cidade não teria passado por esses problemas. Uma das medidas, inclusive, seria a construção de uma galeria próxima a Avenida Homero Castelo Branco, que fica na zona Leste da cidade. Outra solução seria a construção de mais diques para evitar que as águas das chuvas alaguem alguns bairros e avenidas que ficam perto dos rios Poty e Parnaiba, além do reflorestamento de áreas ribeirinhas.
Durante a audiência, a população que teve suas casas tomadas pelas águas dos rios e que foi prejudicada pela enchente encontrava-se com os ânimos exaltados, fazendo com que a audiência por várias vezes fosse interrompida.
Vale lembrar que a câmara dos vereadores também passa por inúmeros problemas e um deles é a questão da infiltração da água que, por várias vezes durante a sessão, atrapalhou algumas autoridades no momento dos pronunciamentos. O vereador e presidente da casa, Renato Berger (PSDB-PI), disse que iria tomar providencias para que aquele problema fosse resolvido.
Rene Viana
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Déficit no número esperado de vendas para o Dia das Mães
Os lojistas acreditam que as dificuldades para se chegar ao centro comercial da capital devido às chuvas e os prejuízos com as enchentes sejam as principais causas de queda do número de vendas em relação à mesma data no ano passado.
As soluções encontradas pelos gerentes das lojas para atrair os clientes, foram oferecer promoções em boa parte das mercadorias e nos dois últimos dias antecedentes à data comemorativa, as lojas ficaram abertas até mais tarde.
Ainda assim, o setor logístico que mais lucrou foi o de vestuários e calçados, atingindo um acréscimo de 60% nas vendas em relação aos três últimos meses. O setor de movéis e eletros teve um aumento de apenas 35%, pouco menos da metade do esperado.
Mesmo com um deféct do esperado, os gerentes das lojas prevêem continuar o aumento das vendas, até o fim da semana, enquanto durar as promoções que foram adiadas até o dia 16, sábado próximo.
André Luís
Segurança na saúde
Uma boa notícia para quem pretende submeter-se a procedimentos estéticos daqui a algum tempo. A Comissão Nacional de Cursos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), através do membro titular Pascoal Pinheiro Correia (foto), cirurgião plástico piauiense, está empenhada no projeto de estimular a criação de regionais da SBCP nos nove estados do país, todos nas regiões Norte e Nordeste, que ainda não possuem a entidade representativa, dentre eles o Piauí.
Se tudo der certo, o resultado, com a criação das regionais, serão procedimentos cirúrgicos mais seguros. Isso porque, para tornar-se membro titular da entidade, o profissional terá que passar por todas as provas, títulos e pré-requisitos exigidos para atingir tal estágio profissional. Assim, com mais cirurgiões membros da SBCP, o paciente terá mais opções no momento de escolher um profissional e uma certeza maior que não contará com um resultado frustrante após a cirurgia.
Foto: Ascom - Dr. Pascoal Pinheiro
Ana Carolina Lopes
Enchentes causam prejuízos e insegurança em Teresina
Mesmo com a presença de militares do corpo de bombeiros, os bandidos não se intimidaram, aproveitando a ausência dos moradores para praticarem suas ações. Muitos deles, inclusive, utilizavam canoas para fazer o transporte das mercadorias. Dentre os produtos roubados, butijões de gás, panelas e até mesmo as telhas das casas. Para os comerciantes, o prejuízo foi ainda maior, pois tiveram seus depósitos saqueados.
O comerciante João dos Santos, morador do bairro Poty Velho há 9 anos, totabiliza um prejuízo de aproximadamente 20 mil reais e afirma não ter como cobrir essa despesa, e agora considera até mesmo a hipótese de ter que fechar o comércio, que é a única fonte de renda da sua família.
Alguns moradores de bairros alagados, no entanto, para não serem roubados, arriscaram suas vidas dormindo no teto de suas casa ou visitavam sempre o local para proteger seus bens dos frequentes roubos.
André Luís
A influência do uso de óculos de grau no aprendizado de estudantes
Imagine uma criança com problema de miopia que não consegue enxergar com nitidez o que está escrito a lousa. Como insistir para que esse aluno esteja atento às aulas e não fique disperso? O resultado não pode ser outro: ou a criança vai às aulas, atrapalha no aprendizado dos demais colegas e reprova no final do ano letivo ou deixa de freqüentá-las. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10% das crianças em idade escolar no mundo apresentam algum tipo de deficiência visual. Dados do Censo Escolar de 2005, do Ministério da Educação, confirmam essa estatística e apontam que 55.046 estudantes brasileiros apresentam baixa visão e 8.585 apresentam algum grau de cegueira.
Os oftalmologistas também são unânimes quando afirmam que os problemas de visão estão entre as principais causas de evasão e reprovação escolar. Um levantamento do programa Alfabetização Solidária aponta, inclusive, que a dificuldade de enxergar é uma questão de saúde pública responsável pela evasão escolar de 22,9% dos estudantes de ensino fundamental público no Brasil.
Diante disso, programas em todo o Brasil estão sendo criados com o intuito de diminuir essas estatísticas. No Piauí, o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), uma instituição sem fins lucrativos que atua na melhoria da qualidade da educação em diversos estados brasileiros, vem desenvolvendo ações nessa área para melhorar o nível de aprendizagem dos estudantes de escolas públicas de todo o Estado.
Através do projeto Aliança Pró-Educação, uma iniciativa do IQE, empresas privadas ou pessoas jurídicas têm a oportunidade de “adotar” escolas públicas, mantê-las com materiais e com todo o apoio necessário para um bom funcionamento e um aproveitamento satisfatório dos alunos da unidade de ensino. E foi justamente através desse programa do IQE que algumas empresas piauienses e nacionais decidiram se reunir para fazer uma triagem dos alunos com problemas visuais nas escolas públicas e realizar a doação de óculos.
Duas das escolas beneficiadas recentemente foram a Escola Municipal Demerval Lobão e a Escola Teresinha Nunes, ambas de Teresina. De início foi realizada uma campanha com os professores para que estes selecionassem alunos com possíveis problemas oftalmológicos. Em seguida, a empresa madrinha da escola pelo programa Aliança Pró-Educação, a Casa das Linhas, disponibilizou transporte para que esses estudantes fossem levados para consultas no Hospital de Olhos Francisco Vilar, também parceiro no programa pela melhoria da qualidade do ensino no Piauí. No momento da confecção dos óculos, outro parceiro, a Ótica Diniz, abraçou a causa e doou as armações e o laboratório multinacional Carl Zeiss Vision entrou com a confecção das lentes.
Tal ação mostra como a mobilização de empresas pode resultar em grandes melhorias na educação pública. Outras escolas, inclusive, já estão cotadas para serem beneficiadas com essa ação do programa Aliança Pró-educação, mas, ainda assim, é necessário que mais órgãos e os próprios pais dediquem mais atenção a esse problema tão sério que pode ser resolvido de maneira simples.
Foto: Ascom - Instituto Qualidade no Ensino (IQE)
Ana Carolina Lopes
Iniciam nesta segunda-feira (11) as atividades do Pro Jovem Trabalhador
Para participar do projeto, os inscritos comprovaram estar em situação de desemprego e serem membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo, que, em virtude de suas condições sócio-econômicas, têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, tem maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho. Além disso, o perfil do jovem participante engloba que o mesmo esteja cursando ou tenha concluído o ensino fundamental ou ainda esteja cursando ou tenha concluído o ensino médio.
Segundo o secretário estadual de Trabalho e Empreendedorismo, Hélio Isaías da Silva, “o programa visa preparar e inserir os jovens no mercado de trabalho, através de uma reintegração do mesmo ao processo educacional e de uma qualificação profissional adequada.O Pro Jovem Trabalhador tem sido um sucesso em nosso estado. Para se ter uma idéia, em 2008, foram realizadas 13.000 qualificações em todo o Estado. Neste ano, é meta nossa pelo menos dobrar essa marca”.
Durante os seis meses em que estarão inseridos no programa, os jovens receberão inclusão digital; terão noções de valores humanos, ética e cidadania; participarão de aulas sobre educação ambiental, higiene pessoal e promoção da qualidade de vida; receberão noções de direitos trabalhistas, formação de cooperativas e prevenção de acidentes de trabalho; terão apoio em relação à elevação da escolaridade; e receberão qualificação profissional.
Ana Carolina Lopes
Câmara dos Vereadores discute o problema das enchentes
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Licitação das linhas de ônibus de Teresina
Mais uma vez a justiça mostra seu trabalho. Dessa vez, no entanto, contra os favores dos cidadãos usuários de transportes coletivos. Isso porque o Setut conseguiu uma liminar evitando que o prefeito de Teresina realize uma das licitações mais esperada por toda a sociedade teresinense: a das linhas de ônibus, que há muito tempo encontram-se nas mãos de grandes empresários que alegam que, caso abram mão da licitação, algumas empresas menores locais vão falir, pois não terão como concorrer com empresas pertencentes a conglomerados. A licitação será de grande importância, pois irão se abrir novas concorrências, possibilitando a diminuição do preço das passagens de ônibus, melhorando assim o acesso a pessoas que se utilizam de bicicletas para se deslocarem das suas casas ao local de destino. O atendimento em algumas periferias, onde mora boa parte dos estudantes que chegam a pegar dois ou mais ônibus e passam às vezes mais de uma hora nas paradas para chegar à universidade, é muito precário ou inexistente sendo que essa licitação vai chegar com solução para vários problemas de deslocamento. Várias empresas, como a do empresário Constantino Junior, dono da gol, têm interesses na licitação das linhas de ônibus. Para os teresinenses seria uma boa solução a vinda de novas empresas, pois não só teriam o barateamento das passagens como também a qualidade dos serviços iria melhorar.
Rene Viana
Ônibus coletivos de Teresina podem parar por falta de combustível
Após as fortes chuvas que vinham castigando o estado do Maranhão, foi interditada uma das principais vias de acesso ao Piauí, a BR-316. A mesma constitui a principal via de transporte do combustível oriundo do porto de Itaqui, em São Luís, que abastece os postos de Teresina e diversos outros estados do Brasil.
O sindicato das empresas de ônibus diz que os transportes coletivos poderão parar por falta de combustível, caso nada seja feito para solucionar o problema do transporte, já que o combustível que ainda resta só dará para abastecer mais dois dias.
Muitas empresas de ônibus já estão atendendo apenas com a metade de sua capacidade, o que agravou ainda mais a situação de quem precisa dos coletivos para se deslocar.
Charles Diego
Descaso no IAPEP
O IAPEP, por entender que solucionaria o problema mudando as salas de odontologia para outro lugar, esqueceu, no entanto, de fazer exames de rotina nos funcionários para detectar alguma anomalia devido o contato com os objetos contaminados. Dessa forma, impossibilitou a transferência do atendimento odontológico oferecido aos usuários do plano de saúde.
Assim, até que a situação se regularize, as salas de odontologia do iapep ficarão inutilizadas prejudicando boa parte da população que precisa da prestação desses serviços. Tal problemática mostra o quanto à saúde publica não é tratada como deveria ser.