segunda-feira, 11 de maio de 2009

Iniciam nesta segunda-feira (11) as atividades do Pro Jovem Trabalhador

A partir desta segunda-feira (11), jovens de mais de 50 municípios piauienses terão a oportunidade de reintegrar-se ao processo educacional e qualificar-se profissionalmente através do Pro Jovem Trabalhador. Ao todo, 8.500 jovens, de 18 a 29 anos, serão beneficiados durantes os 6 meses de projeto com 100 horas/aulas de qualificação social e 250 horas/aulas de qualificação profissional.

Para participar do projeto, os inscritos comprovaram estar em situação de desemprego e serem membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo, que, em virtude de suas condições sócio-econômicas, têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, tem maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho. Além disso, o perfil do jovem participante engloba que o mesmo esteja cursando ou tenha concluído o ensino fundamental ou ainda esteja cursando ou tenha concluído o ensino médio.

Segundo o secretário estadual de Trabalho e Empreendedorismo, Hélio Isaías da Silva, “o programa visa preparar e inserir os jovens no mercado de trabalho, através de uma reintegração do mesmo ao processo educacional e de uma qualificação profissional adequada.O Pro Jovem Trabalhador tem sido um sucesso em nosso estado. Para se ter uma idéia, em 2008, foram realizadas 13.000 qualificações em todo o Estado. Neste ano, é meta nossa pelo menos dobrar essa marca”.


Durante os seis meses em que estarão inseridos no programa, os jovens receberão inclusão digital; terão noções de valores humanos, ética e cidadania; participarão de aulas sobre educação ambiental, higiene pessoal e promoção da qualidade de vida; receberão noções de direitos trabalhistas, formação de cooperativas e prevenção de acidentes de trabalho; terão apoio em relação à elevação da escolaridade; e receberão qualificação profissional.

O Pro Jovem Trabalhador / Juventude Cidadã é uma iniciativa da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo – SETRE em convênio com o Ministério do Trabalho – MTE, através do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PRO JOVEM. Através do programa, jovens poderão ser reintegrados ao processo educacional, receberão a qualificação profissional adequada, terão acesso a ações de cidadania, terão oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho e ainda receberão uma bolsa mensal de R$ 100,00 durante o período de participação no programa para ajudar em suas despesas.
Foto: Ascom - SETRE

Ana Carolina Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário