terça-feira, 12 de maio de 2009

Audiência na câmara dos vereadores discute soluções para o problema das enchentes



Preidente do CREA-José Araujo
Gerente regional da CHEF-Airton Feitosa

Vereadora-Rosário Bezerra



Fotos e Vídeo: Rene Viana

A audiência pública realizada ontem(11) na Câmara Municipal de Teresina contou com a presença de algumas autoridades como: o presidente do IBAMA, Romildo Mafra; o gerente regional da Chesf, Airton Feitosa; o Diretor do centro tecnológico da UFPI, Pedro Wellington, o presidente do CREA, José Araujo; a presidente do FAMCC, Zefinha; a secretaria do SEMTCAS, Graça Amorim; além de membros de associações de moradores que estão com suas comunidades alagadas e de alguns vereadores.

A audiência teve como objetivo levantar soluções para os problemas que a população teresinense tem passado devido às enchentes. Tais soluções irão funcionar como medidas preventivas para que nos próximos anos não aconteça a mesma calamidade que esta aconteceu neste ano na cidade.


A vereadora Rosário Bezerra (PT-PI), mentora da audiência, relatou que se muitas medidas - que constam na lei 3.558 e que estão descritas no plano diretor, agenda 2015, de Teresina (veja nesse link mais esclarecimentos sobre o plano diretor) - já tivessem sido colocadas em prática, a cidade não teria passado por esses problemas. Uma das medidas, inclusive, seria a construção de uma galeria próxima a Avenida Homero Castelo Branco, que fica na zona Leste da cidade. Outra solução seria a construção de mais diques para evitar que as águas das chuvas alaguem alguns bairros e avenidas que ficam perto dos rios Poty e Parnaiba, além do reflorestamento de áreas ribeirinhas.

A segunda secretária da câmara, Rosário Bezerra, aproveitou a oportunidade para cobrar ainda uma maior participação por parte dos vereadores no que diz respeito à elaboração de projetos para tentar amenizar o problema das enchentes, que nos últimos anos tem deixado muita gente desabrigada. Exigiu deles também uma fiscalização mais eficaz nas obras que a prefeitura vem realizando para solucionar esse problema.

Durante a audiência, a população que teve suas casas tomadas pelas águas dos rios e que foi prejudicada pela enchente encontrava-se com os ânimos exaltados, fazendo com que a audiência por várias vezes fosse interrompida.

Vale lembrar que a câmara dos vereadores também passa por inúmeros problemas e um deles é a questão da infiltração da água que, por várias vezes durante a sessão, atrapalhou algumas autoridades no momento dos pronunciamentos. O vereador e presidente da casa, Renato Berger (PSDB-PI), disse que iria tomar providencias para que aquele problema fosse resolvido.

Rene Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário